Amamentação: 7 Problemas comuns e Soluções

Amamentar também é um ato de fé em si mesma

A imagem que costumamos ter sobre a amamentação faz com que ela pareça a coisa mais natural do mundo. Porém, na realidade, muitas mães enfrentam diversos problemas com a amamentação, o que pode ser muito difícil e frustrante. A recomendação é que os bebês se alimentem apenas de leite materno até pelo menos os 6 meses de idade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).


Por isso, é importante saber como resolver os problemas que podem surgir durante essa jornada!

Ir para loja ➡️

1. Praticidade com roupas


Nem todas mães conseguem amamentar seu filho sempre em local reservado. Sentir-se confortável ao amamentar com roupas, em locais públicos, por exemplo, é essencial para o sucesso da amamentação.


A moda amamentação pode fazer maravilhas para o seu bem-estar e do bebê, pois garante praticidade e conforto, diminuindo o estresse e a tensão deste momento.


Solução: Invista em roupas feitas especialmente para a gestação e que também possam ser usadas para o período da amamentação.

Ver Coleção VERÃO/21

2. O bebê não pega corretamente na mama


Talvez o problema mais comum entre as mães que amamentam. Uma sucção correta é aquela que ocorre de uma maneira que seja confortável para você e para o bebê. Sentir desconforto no começo da amamentação é normal porém a amamentação não é para ser dolorosa.


Para saber se o bebê está conseguindo beber o leite, você irá ouvi-lo engolir após algumas mamadas e sua mandíbula fará um movimento circular. Além disso, seu bebê irá ganhar peso e sujar mais fraldas.


Solução: Tente amamentá-lo deitada, colocando o bebê sobre sua barriga numa posição instintiva para ele, na chamada laid-back position. Contato pele-com-pele pode ajudar bastante, assim como eliminar alguns bicos de plástico como chupetas e mamadeiras. Amamentar em um espaço tranquilo, sem distrações, também pode ajudá-lo a pegar corretamente.


Se o problema persistir, busque ajuda especializada. 

Moda Gestante & Amamentação para sentir-se linda sempre

Continue para loja ➡️

3. Pouca produção de leite


Solução: A melhor solução para resolver a pouca produção de leite é removê-lo com frequência, para que o corpo volte a produzi-lo. Você pode fazer isso com massagens nas mamas, amamentação ou com extratores de leite.


Incentivar a produção de hormônios da felicidade, como a oxicitocina, também pode favorecer a produção de leite.


Se o problema persistir, busque ajuda especializada.

4. Mamilos com fissuras ou "rachados"


Essa pode ser uma consequência da pega incorreta do bebê ou de uma infecção. Essas lesões podem aparecer tanto no início do processo de amamentação quanto ao longo dele.


Solução: Corrigir a pega do bebê e remover bicos artificiais de seu dia-a-dia, inclusive copos com bico. Pegar sol, deixar o mamilo arejado e até utilizar leite materno como cicatrizante podem ajudar muito. Em caso de infecção, trate o problema com um médico.


Se o problema persistir, busque ajuda especializada. 

5. Peito dolorido e avermelhado


Uma das causas desse problema pode ser a presença de ductos obstruídos, que bloqueiam o fluxo de leite.


Solução: Fazendo massagem suave nas mamas ou amamentação frequente, é provável que o problema se resolva no mesmo dia.


Em caso de febre ou persistência do sintoma por mais de 24h, procure um médico devido ao risco de mastite. 

Acesse a loja

6. Bebê mama quase sufocando


Se o seu bebê aparenta estar engolindo o leite desesperadamente e solta o peito diversas vezes isso pode significar alto fluxo de leite.


Solução: Amamentar o bebê na posição laid-back para que ele controle o fluxo de leite e utilizar sutiãs que sustentem bem o peito.


Se o problema persistir, busque ajuda especializada. 

7. Mamas inchadas e duras


Esse é um problema bastante comum. Se você tem a impressão que suas mamas vão explodir, isso pode significar uma obstrução dos dutos de leite. Esse inchaço é causado pelo aumento de fluido no peito e pode tornar a amamentação muito difícil e desconfortável.


Solução: Massagens vigorosas na mama como uma ordenha e amamentar o bebê sempre que possível. Utilizar uma bomba para retirar o excesso de leite das mamas (até mesmo antes de amamentar) pode aliviar a dor.


Se o problema persistir, busque ajuda especializada. 

Esperamos que essas soluções listadas ajudem você a

nutrir e criar ainda mais laços com seu bebê.

Na SC Jeans você encontra o melhor em Moda Gestante & Amamentação!

Acesse a loja

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Preencha e fique por dentro de todas as novidades em Moda Gestante & Amamentação

Prometemos te enviar apenas looks lindos e ótimas dicas.


Loja Física Shopping SP Market - Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo - SP, 04795-000