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Como Aliviar os Inchaços nos Pés

Meu querido pé que me aguenta o dia inteiro!

São eles que aguentam o peso de desenvolver uma nova vida e ainda seguir um cotidiano normal e saudável enquanto isso. Não é tarefa fácil!


Durante a gestação nosso corpo tende a reter mais líquidos e inchar, principalmente nos estágios mais avançados da gravidez ou em dias mais quentes. Nossoss pés e pernas, por estarem na parte de baixo do corpo, são os que mais sofrem!


Esse desconforto pode ser causado por diversos fatores, sendo os mais comuns:

  • ficar em pé por longo período de tempo
  • ganho de peso
  • retenção de líquidos
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Como evitar os inchaços nos pés durante a gestação




São raras as gestantes que não têm esse problema em algum momento de sua gestação. Apesar de natural, é possível aliviar o desconforto e também evitar que esse inchaço ocorra com muita frequência. Usar roupas apropriadas, que não restrinjam a circulação sanguínea é ideal. Aposte em roupas que se adaptem com o crescimento da barriga, possibilitando maior conforto durante toda a gestação e também no pós-parto.



Também existem dicas caseiras para aliviar o desconforto, veja abaixo. 

Reduzindo o inchaço dos pés em casa


  • Colocar os pés para o alto ajuda muito, principalmente para melhorar a circulação. Lembre-se de deixá-los acima da altura do seu coração, para que os benefícios sejam sentidos.


  • Deite no chão e apoie seus pés na parede. Mantenha essa posição por 25 a 30 minutos. Fazer essa posição na cama e apoiar os pés na cabeceira também ajuda, principalmente se fazer antes de dormir, auxiliando para um sono melhor.


  • Escalda pés com água gelada e morna pode ser muito benéfico. Tenha duas bacias, cada uma com água em uma temperatura. Inicie na água morna e depois coloque-o na água gelada (bem gelada - adicione gelo para melhorar os resultados!). Faça esse processo 3 vezes e finalize com a água gelada. 

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Aliviando com as dores nas solas dos pés

Além do inchaço, muitas gestantes sentem dores nos pés causadas pelo inchaço e por problemas na circulação. Veja algumas dicas para aliviar essa dor.


  • Compressa de vinagre de maçã: Junte água morna com vinagre, molhe um pano e enrole seus pés por 5 minutos nesse pano. A ação anti-inflamatória do vinagre irá aliviar os sintomas.


  • Massagem com menta: Misture óleo de coco com óleo essencial de menta e massageie seus pés. Ótima forma de alívio para aquela sensação de cansaço nos pés.


  • Suco de pepino, limão e gengibre: Junte todos os ingredientes num copo com gelo e ajude seu corpo a se livrar do inchaço de dentro para fora. Ideal para dias quentes.


  • Rolinhos massageadores com garrafa de água. Encha uma garrafinha de água com água em temperatura ambiente, sente em uma cadeira que tenha suporte para suas costas e que deixem seus pés bem encostados ao chão. Posicione a garrafa embaixo dos seus pés e role a garrafinha para frente e para trás. Repita esse movimento por 5 minutos e lembre-se de respirar normalmente
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