10 Mitos Desmentidos sobre a Gravidez

A gestação é um processo pelo qual muitas mulheres aguardam ansiosas. Ter um filho é considerada uma das melhores experiências que podemos ter em nossas vidas. Ao longo dos 9 meses da gestação, a mulher irá experimentar diversas fases, sintomas, dúvidas e emoções.


São muitos os mitos que fazem com que a gestante pareça "fragilizada" ou doente, sendo que isso está longe de ser verdade.


Conheça neste artigo alguns mitos que foram passados de geração à geração, mas que hoje são refutados com estudos mais recentes. Esperamos que esse texto informe o máximo de gestantes possível e que também tranquilize as futuras mamães preocupadas com algum dos mitos abaixo.


Em caso de dúvidas ou sintomas incomuns, consulte seu médico.

Ir para loja

1. Repouso é indicado durante toda a gravidez


Há muitas gerações que acredita-se no mito de que exercícios físicos, de qualquer tipo, são prejudiciais para a gestação. Hoje, com mais estudos e sabendo a importância da atividade física para a imunidade e saúde mental e física da mulher, sabemos que isso é um mito. É sabido também que repouso constante, a nãe ser quando recomendado pelo médico, pode resultar em parto prematuro.


É preciso combater os sintomas do sedentarismo inclusive durante a gravidez. Com indicação médica, o ideal é que a gestante faça um pouco de atividade física moderada todos os dias.

2. Sexo durante a gravidez prejudica o bebê


Mentira! Esse é mais um dos mitos feitos para colocar a mulher grávida numa situação fragilizada que não existe.


A não ser em casos de contraindicação médica (quando existe alguma alteração na gestação), o ato sexual é inofensivo ao bebê e pode fazermuito bem à mulher e ao bebê. Isso ocorre pois o ato faz com que se aumente o fluxo sanguíneo no ventre, melhorando a oxigenação do feto. 

3. Gestantes devem comer por dois


É um mito quem diz que a grávida deve comer por dois. O bebê deve significar cerca de 300 calorias a mais na sua dieta diária, de modo a ficar nos parâmetros de ganho de peso considerados normais para a gestante. Ganhar muito peso na gestação pode trazer riscos à mãe e ao bebê.


É importante lembrar que ganhar peso durante a gestação é um processo fisiológico normal e que qualquer tentativa de dieta deve ser feita com acompanhamento médico.

4. Grávida não pode andar de avião


Apesar de mulheres grávidas sentirem maior desconforto durante viagens de avião devido à náusea e problemas de circulação nos pés, não há impedimento para mulheres grávidas e saudáveis com gestação sem risco andarem de avião. 


O indicado é evitar viagens de avião no período mais avançado da gestação (após 37 semanas) e também evitar viagens muito longas. Converse com seu médico para fazê-lo da maneira mais correta possível!

Moda Gestante & Amamentação para sentir-se linda sempre

Conheça a Coleção Outono/Inverno 2021

5. Barriga pontuda significa menino e redonda, menina


Esse talvez seja o mito mais repassado entre gerações de mulheres. Entretanto, não existe estudo algum que comprove isso. 


6. Enjoo nos primeiros meses significa que vai ser menina


Mais um mito que deriva das diversas alterações que as mulheres passam durante a gestação. Ter mais ou menos enjoos durante a gestação é algo que varia de acordo com o corpo da gestante, e não do sexo do feto. 

7. Tomar sol faz mal


Tomar banho de sol faz muito bem para a mãe e para o bebê! A produção de vitamina D é fortalecida, o que ajuda na absorção de cálcio pelos ossos (tanto da mãe quanto do bebê). Dê preferência para tomar sol antes das 10h e depois das 16h. Se sua pele costuma manchar fácil, tome cuidado e utilize sempre filtro solar.


Clique aqui para saber como grávidas podem curtir o verão e algumas dicas de cuidados com a pele durante a gestação

8. Não pode tomar café


Devido à ligação entre consumo de caféina e abortos, a cafeína foi demonizada para grávida por muitos anos. Porém, estudos mais recentes mostrar que a ingestão de pouco café por dia não faz mal nenhum ao feto.


A quantidade considerada razoável aqui seriam 150mg por dia (uma xícara grande de café tem cerca de 100mg de cafeína). 

9. Não realizar desejos é danoso ao bebê


Mais um caso de superstição sem estudo algum que comprove. Realizar (ou não) os desejos da mãe não afeta o bebê de maneira alguma. As vontades repentinas ainda estão sendo estudadas, mas podem indicar alguma necessidade nutritiva do bebê. 


10. Azia quer dizer bebê cabeludo


A azia é um sintoma totalmente comum da gravidez, resultado das diversas mudanças e adaptações que o corpo está passando. A azia é mais comum no fim da gestação, quando o estômago e o intestino apertados prejudicam a digestão. Nem a azia nem o enjoô significam que seu bebê será cabeludo!

Acesse a loja

Na SC Jeans você encontra o melhor em

Moda Gestante & Amamentação!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Preencha e fique por dentro de todas as novidades em Moda Gestante & Amamentação

Prometemos te enviar apenas looks lindos e ótimas dicas.


Loja Física Shopping SP Market - Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo - SP, 04795-000